HOME CARE
O Home Care surgiu primeiramente nos Estados Unidos (EUA) no período pós-guerra, mediante a necessidade dos familiares de cuidar de seus doentes em casa. (Dispensário de Boston, em 1976). Em 1986 é fundada no Brasil a primeira agência de Home Care, chamada “Geriátricas Home Care”.
Localizada no Rio de Janeiro, iniciou seus atendimentos com exclusividade para o Plano de Saúde Amil.
A atenção em torno da assistência domiciliar foi aumentando gradativamente, e, em 1998, ocorreu o I Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar – SIBRAD. Neste encontro, foram discutidos os aspectos mais importantes relacionados à assistência domiciliar e, pela primeira vez, houve um debate sobre os modelos de assistência domiciliar nos setores público e privado.
A partir da publicação da RDC nº 11 em 2003, os serviços de saúde com atendimento domiciliar começaram a ser fiscalizados e, conseqüentemente, melhor estruturados, já que passaram a seguir normas de funcionamento.
Também no ano de 2003 é criado o Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar – NEAD, com a finalidade de contribuir para o fortalecimento da modalidade de Home Care no Brasil.
Em 2019, a então Life UTI móvel torna-se o Grupo Life Saúde e implementa o serviço de atenção domiciliar, demonstrando, mais uma vez, o seu perfil inovador por passar a oferecer um produto de tamanha complexidade e relevância na região centro norte da Bahia.